23 de nov. de 2013

Celebração do Dia da Consciência Negra no Rio de Janeiro

Celebração do Dia da Consciência Negra reúne mil pessoas no Centro Favoritar

Monumento a Zumbi na Presidente Vargas recebeu homenagens Na Zona Portuária, Cais do Valongo se tornou patrimônio carioca

 

Érica Magni (Facebook - Twitter)

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/rio/celebracao-do-dia-da-consciencia-negra-reune-mil-pessoas-no-centro-10828126

 

 Integrantes do grupo de afoxé Maxabomba, na comemoração do Dia da Consciência Negra, em frente à estátua de Zumbi dos Palmares, no Centro Felipe Hanower / Agência O Globo

RIO - Em meio aos eventos que aconteceram nesta quarta-feira no Rio para comemorar o Dia da Consciência Negra, dois deles levaram música, dança e emoção ao público. No monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, a programação começou cedo, às 6h, com queima de fogos e a participação dos Filhos de Gandhi. Houve a tradicional lavagem do monumento, com a presença de cerca de mil pessoas na festa.

A homenagem reuniu grupos de diversas partes do estado, como Arraial do Cabo, Búzios, Magé, Nilópolis e Nova Iguaçu, que apresentaram ao público danças culturais afrobrasileiras maculelê, jongo, capoeira, samba e outros ritmos.

Poucos sabem, mas o monumento foi inspirado numa estatueta chamada Cabeça de Ifê, do acervo do British Museum, em Londres. Mas uma réplica dela pode ser admirada desde ontem numa exposição na nova Galeria Scenarium, na Rua da Lavradio. A réplica pertencia à coleção da Galeria Objets Interdits, em Paris, e foi recém-adquirida para o acervo do Grupo Scenarium.

FOTO: Comemorações do Dia da Consciência Negra no Rio, em frente à estátua de Zumbi dos Palmares. (Felipe Hanower) http://t.co/4bQtdlL7Re

Na Zona Portuária, o Cais do Valongo se tornou oficialmente patrimônio carioca, com a inauguração de uma placa que indica esse pedaço da cidade como um centro de resistência, liberdade e herança. O cais onde desembarcaram um milhão de escravos nos séculos XVIII e XIX é candidato a Patrimônio da Humanidade, título concedido pela Unesco.

Título pode vir em 2015

A solenidade no Cais do Valongo foi uma iniciativa do Projeto Rota do Escravo (ligado à Unesco) e da prefeitura. O diretor do Departamento de Diversidade Cultural da Unesco, Ali Moussa Iye, inaugurou a placa. Nascido na República do Djibouti, na África, Iye se disse emocionado.

Estou honrado pelo fato de a cidade ter dado destaque a um espaço tão importante na memória negra disse ele, acrescentando ser ser fã de feijoada e dos brasileiros.

Aproveitando a ocasião, o antropólogo Milton Guran, do comitê brasileiro do projeto Rota do Escravo, pediu que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombe o sítio arqueológico, redescoberto em 2011, a partir das obras de revitalização da Zona Portuária. A expectativa é que o título de Patrimônio da Humanidade seja concedido pela Unesco em 2015, a tempo dos festejos do aniversário de 450 anos do Rio.

Não bastam políticas afirmativas para os negros. Temos que entender o que houve no passado para que atrocidades nunca mais voltem a acontecer. Pelo Cais do Valongo chegaram 10% dos escravos africanos nas Américas num período de 400 anos disse ele.

Num tour de force pelo título, o prefeito Eduardo Paes enviou ao Iphan um ofício pedindo o tombamento do Valongo. A chefe de gabinete do órgão, Mônica da Costa, informou, porém, que o monumento já é protegido:

O cais já conta com proteção federal por ser um sítio arqueológico.

Centro Cultural José Bonifácio é reinaugurado
As celebrações pelo Dia da Consciência Negra prosseguiram, à tarde, na Zona Portuária com a reinauguração do Centro Cultural José Bonifácio. Dedicado à cultura negra, o espaço, restaurado, faz parte agora do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana. A abertura desse centro de memória, instalado num casarão do século XIX onde funcionou no passado a primeira escola pública da América Latina, contou com as presenças do prefeito Eduardo Paes e da ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros.

Continue lendo:

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/rio/celebracao-do-dia-da-consciencia-negra-reune-mil-pessoas-no-centro-10828126

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindx ao MNU. Comente nos post e deixe suas idéias e contribuições