25 de jul. de 2012

Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe



25 de julho
Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe



Em julho de 1992, mulheres negras de 70 países participaram do 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, em Santo Domingo, na República Dominicana. O último dia do evento, 25 de julho, foi marcado como o "Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe", para celebrar e refletir sobre o papel das mulheres negras nestes continentes.

            O dia 25 de julho é considerado um marco internacional da luta e resistência da mulher negra. A sociedade civil tem atuado para consolidar e dar visibilidade a essa luta, tendo em conta as condições de opressão, gênero étnico-raciais em que vivem as mulheres negras.




           Essa data vai além da celebração do Dia Internacional da Mulher, à medida que marca a luta pelos direitos humanos das mulheres negras no intuito de visibilizá-las, possibilitando assim a discussão de  temas relativos à condição das mesmas, apontando para a superação das desigualdades históricas baseadas na opressão de classe, gênero , raça e orientação sexual.



          O aprofundamento da aliança entre as mulheres negras da diáspora deu-se em 2001, durante a III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância realizada na África do Sul. Neste cenário, a Articulação de Organizações Não-Governamentais de Mulheres Negras Brasileiras desempenhou um importante papel, reunindo organizações de mulheres negras de diferentes pontos do país e destacando-se na construção de propostas para a Conferência.

         O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha é mais do que uma data comemorativa, representa a luta pelo empoderamento das mulheres negras fora da África.

         Um mundo novo só será possível, quando as diferenças forem vistas como riquezas e não consideradas como sinônimo de inferioridade.

Saudações Quilombolas!
Movimento Negro Unificado-PE




Uma homenagem muito especial vinda do BLOG MULHER NEGRA que deve ser compartilhada por todas e todos: 


25 DE JULHO - ESPECIAL


por Mônica Aguiar

Eu Mulher Negradedico parabéns sempre para todas as mulheres!
Mas neste momento em especial, momento de tantas reflexões,  são para as Mulheres Negras que 
TODAS devem devoção.


Pela resistência.
Pela luta.
Pela solidariedade.
Pela compreensão.
Pela vontade de viver.
Pela coragem de sobreviver entre tantas tribulações.
Companheiras e parceiras!
Salve, salve Candaces! 
Rainhas guerreiras!

Donas da verdadeira história.
Da nossa história. 



Leiam o poema que Monica Aguiar dedicou a todas as mulheres no dia de hoje, 25 de Julho, e aproveito para este estender as minhas homenagens as todas as mulheres Negras da América latina e do Caribe.

Eu dedico este poema........

Délio Martins
MNU Rio de Janeiro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindx ao MNU. Comente nos post e deixe suas idéias e contribuições