Rafaela Silva foi vítima de racismo no Twitter
Ministro Aldo Rebelo pedirá que PF investigue denúncia de racismo contra a judoca brasileira
Atualizado:31/07/12 - 9h42
Foto o Globo
ONDRES - Das respostas intempestivas a comentários agressivos que recebeu pelo Twitter, após ser eliminada da competição de judô dos Jogos de Londres, Rafaela Silva fez questão de se desculpar. Mas algumas delas ainda lhe doem bastante, a ponto de ela não segurar as lágrimas hoje de manhã, no Excel Centre, onde assistia às lutas de Leandro Guilheiro e Mariana Silva. Rafaela foi vítima de racismo e o GLOBO teve acesso às acusações que lhe foram enviadas pelo Twitter, dizendo que "lugar de macaca é na jaula" e que "vc não é melhor do que ninguém porque você é NEGRA".
O racismo pelo Twitter vai virar caso de polícia. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que vai determinar à Polícia Federal que investigue o caso.
- Racismo é uma questão de Justiça. É uma indignidade onde não foi apenas a atleta que foi desrespeitada. É um desrespeito ao povo brasileiro. A PF vai entrar no caso pois estamos falando de um ser humano que além de representar seu país recebe bolsa-atleta - disse Aldo, que soube do caso pelo GLOBO.
O ministro contou que esteve com ela na segunda-feira depois da eliminação. E tratou de estimular a atleta, que considera ter um enorme potencial para disputar medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
- Rafaela é uma moça muito jovem. Tenho enorme carinho por ela. Sem contar que é um exemplo de esforço e dedicação que soube superar adversidades na vida. Após a luta eu a abracei e a consolei. Reforcei a conmfiança que temos no talento dela. E disse que o governo vai continuar a apoiá-la com o bolsa-atleta.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ olimpiadas2012/rafaela-silva- foi-vitima-de-racismo-no- twitter-5639275#ixzz22CgqQK4Q
Rafaela Silva:
a nossa
MENINA DA CIDADE DE DEUS
Rio de Janeiro/RJ
RIO - Não bastasse a frustração de ser desclassificada na competição do peso leve após um golpe irregular, a judoca Rafaela Silva acabou se envolvendo numa discussão no Twitter com uma internauta que lhe escreveu grosserias. A atleta brasileira não mediu palavras e respondeu com muitos palavrões na rede social.
"Vai se f... filho da p... Perdi, sim, sou humana como todos. Errei e sei que tenho capacidade de chegar e conquistar uma vaga para 2016", disse Rafaela, para em seguida emendar: "Você já não tem o que fazer e fica falando merda por aí. Tenha capacidade, conquiste uma vaga nas Olimpíadas e depois a gente conversa."
Mais tarde Rafaela procurou a direção da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para se desculpar. O diretor técnico Ney Wilson teve com ela uma conversa franca. A atleta não vai ser punida. Ela está arrependida e contou que abriu a internet e viu as provocações de que tinha sido alvo. Ainda no calor da luta recém-terminada, acabou respondendo.
- Eu deveria ter ignorado, mas estava de cabeça quente. Quero pedir desculpas a todos - disse.
Ney Wison conversou com a judoca, explicou que ela ainda é muito jovem, tem compromisso com os patrocinadores e que se envolver nesse tipo de polêmica só pode prejudicá-la.
- Ela recebeu 800 elogios. Não pode se incomodar com uma única crítica. Ela errou e foi a primeira a reconhecer isso, Não vimos como indisciplina, mas como um desabafo que não deveria ter acontecido.
A direção do CBJ já havia recomendado aos seus atletas que evitassem a redes sociais para não perderem a concentração e o foco nas lutas.
Crítica e provocação
No post no Twitter que provocou a ira de Rafaela o texto dizia que a judoca passou "anos se preparando para ser eliminada por uma burrice dessas" e merecia "voltar nadando de lá". A internauta continuou criticando Rafaela, que reagiu com mais alguns desaforos. Desde então, a conta da atleta só pode ser lida com sua autorização.
"Babaca filha da p... Vai caçar o que fazer do que ficar com inveja dos outros e falando basteira. Vai lavar uma louça, já que não tem o que fazer".
A judoca também respondeu outra crítica, questionando o dinheiro gasto pelo Brasil na sua preparação.
Revelada num dos núcleos do Instituto Reação, do ex-judoca Flávio Canto e do mestre Geraldo Bernardes, a menina da Cidade de Deus, de apenas 20 anos, é a terceira no ranking mundial e promete voltar ainda mais forte na Rio-2016.
“Pelo menos o Brasil gasta dinheiro comigo e sei que sou muito mais útil do que você. Tenho medalha de ouro no Mundial 2008 e prata em 2011, e você?”, respondeu à crítica.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/olimpiadas2012/apos-eliminacao-por-golpe-ilegal-rafaela-silva-reage-com-palavroes-provocacao-no-twitter-5629372#ixzz22Coma0iH