BOMBRIL SE ENVOLVE EM CASO DE RACISMO PUBLICITÁRIO
A empresa BOMBRIL, novamente se envolve em uma acusação de racismo publicitário, com as redes sociais o caso tomou proporções expressivas em questão de horas.
Trata-se da recém lançada esponja de aço inox com o nome “Krespinha”.
Sabemos que os cabelos crespos sempre foram símbolo da luta antirracista e do “black power”, porém nos últimos anos, no mundo inteiro, as redes sociais exibem perfis de milhões de mulheres e homens negros que orgulhosos de sua identidade étnica passaram ostentar enormes cabelos em transição para o naturalmente crespo.
Junto a isto, inúmeras receitas para tratamento capilar e depoimentos sobre liberdades e sentimentos de empoderamento com a transformação se aliaram a adoção de comportamentos mais saudáveis que evitam a exposição de pessoas negras aos produtos químicos, muitos deles comprovadamente cancerígenos e nocivos a saúde, usados em alisamentos que atendiam a uma estética eurocentrada.
Os tratamentos para alisamento dos cabelos e as pessoas que os utilizam passaram ao centro de um debata da luta antirracista e muitas confessaram que só se submetiam a isto como forma de inserção em espaços sociais e corporativos, uma vez que a natureza lanosa dos cabelos naturais sempre foram associados pejorativamente algo ruim e desconfortável.
A “Krespinha” trás as gondolas de supermercados do país, em tempos de luta antifascista e antirracista nos leva a uma pergunta: QUAL O OBJETIVO DESSE LANÇAMENTO E PORQUE ESSE NOME???
Na campanha publicitária exibida no site da empresa, até ontem, diz: “perfeita para a limpeza pesada”.
NÃO É COINCIDÊNCIA
Não é coincidência que na década de 50, um produto homônimo tenha existido. Resgataram o nome, trocaram a roupagem, mas o racismo estrutural se manteve intacto trabalhando no imaginário popular como forma de contribuir para o rescrudescimento de um estereótipo que lutamos para desconstruir.
Essa divulgação de 1952 foi postada nas redes sociais em meio à nova polêmica da Bombril. A imagem mostra o desenho de uma menina negra, personificando a esponja na figura da criança.
Convocamos nossa a militância a ir ao site da empresa e deixar ali seu protesto, bem como fazer uma denúncia na CONAR, cujo modelo sugerido abaixo, foi extraido do grupo de whatsapp de advogadas negras #dororidadejurídica pode ser usado e compartilhado abundantemente.
Basta de Racismo!
Racistas não passarão!
Modelo de denúncia da propaganda racista da Bombril (do grupo #dororidadejuridica )
Site: http://www.conar.org.br/
(Gente, esse é o site para denúncia. Logo na página inicial tem um link para fazer reclamação)
O link do produto é esse: https://t.co/Tv62OYyAFo?amp=1
Modelo de justificativa para denúncia:
“O produto faz referência ao modelo de esponja lançado décadas atrás pela mesma marca, associando a textura e o nome da esponja ao cabelo crespo. É uma afronta à população negra, além de legitimar o racismo estético e recreativo. O CONAR deve tomar as medidas administrativas possíveis contra a marca que praticou crime de racismo e a legitimação do discurso de ódio contra pessoas negras.”
Anexe essa imagem do produto e finalize a denuncia!
Compartilhe!
A empresa BOMBRIL, novamente se envolve em uma acusação de racismo publicitário, com as redes sociais o caso tomou proporções expressivas em questão de horas.
Trata-se da recém lançada esponja de aço inox com o nome “Krespinha”.
Sabemos que os cabelos crespos sempre foram símbolo da luta antirracista e do “black power”, porém nos últimos anos, no mundo inteiro, as redes sociais exibem perfis de milhões de mulheres e homens negros que orgulhosos de sua identidade étnica passaram ostentar enormes cabelos em transição para o naturalmente crespo.
Junto a isto, inúmeras receitas para tratamento capilar e depoimentos sobre liberdades e sentimentos de empoderamento com a transformação se aliaram a adoção de comportamentos mais saudáveis que evitam a exposição de pessoas negras aos produtos químicos, muitos deles comprovadamente cancerígenos e nocivos a saúde, usados em alisamentos que atendiam a uma estética eurocentrada.
Os tratamentos para alisamento dos cabelos e as pessoas que os utilizam passaram ao centro de um debata da luta antirracista e muitas confessaram que só se submetiam a isto como forma de inserção em espaços sociais e corporativos, uma vez que a natureza lanosa dos cabelos naturais sempre foram associados pejorativamente algo ruim e desconfortável.
A “Krespinha” trás as gondolas de supermercados do país, em tempos de luta antifascista e antirracista nos leva a uma pergunta: QUAL O OBJETIVO DESSE LANÇAMENTO E PORQUE ESSE NOME???
Na campanha publicitária exibida no site da empresa, até ontem, diz: “perfeita para a limpeza pesada”.
NÃO É COINCIDÊNCIA
Não é coincidência que na década de 50, um produto homônimo tenha existido. Resgataram o nome, trocaram a roupagem, mas o racismo estrutural se manteve intacto trabalhando no imaginário popular como forma de contribuir para o rescrudescimento de um estereótipo que lutamos para desconstruir.
Essa divulgação de 1952 foi postada nas redes sociais em meio à nova polêmica da Bombril. A imagem mostra o desenho de uma menina negra, personificando a esponja na figura da criança.
Convocamos nossa a militância a ir ao site da empresa e deixar ali seu protesto, bem como fazer uma denúncia na CONAR, cujo modelo sugerido abaixo, foi extraido do grupo de whatsapp de advogadas negras #dororidadejurídica pode ser usado e compartilhado abundantemente.
Basta de Racismo!
Racistas não passarão!
Modelo de denúncia da propaganda racista da Bombril (do grupo #dororidadejuridica )
Site: http://www.conar.org.br/
(Gente, esse é o site para denúncia. Logo na página inicial tem um link para fazer reclamação)
O link do produto é esse: https://t.co/Tv62OYyAFo?amp=1
Modelo de justificativa para denúncia:
“O produto faz referência ao modelo de esponja lançado décadas atrás pela mesma marca, associando a textura e o nome da esponja ao cabelo crespo. É uma afronta à população negra, além de legitimar o racismo estético e recreativo. O CONAR deve tomar as medidas administrativas possíveis contra a marca que praticou crime de racismo e a legitimação do discurso de ódio contra pessoas negras.”
Anexe essa imagem do produto e finalize a denuncia!
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