21 de mar de 2014

RACISMO É CRIME REAJA A VIOLÊNCIA RACIAL



RACISMO É CRIME 


REAJA À VIOLÊNCIA RACIAL


Com a presença de oito membros da Comissão da Igualdade Racial -OAB/RJ,  (Marcelo Dias, Dra. Sandra Machado , Dr. Rogério Gomes , Dr. Tito Mineiro , Dr. Délio Martins de Oliveira , Dra. Roselene Sérgio , Dra.Berenice Aguiar e Dr. Bruno Alves) e 16 convidados entre eles: 

O ator Vinício Romão e seu pai Jair Romão; o Sr. José Menezes - pai do jovem negro Hércules preso há 71 dias por um crime que afirma que não cometeu, o jovem é trabalhador , primário e tem residência fixa; e a jovem Empresária Nina.

A CIR/OAB-RJ realizou um longo debate em torno do assunto Racismo e Violência contra a juventude negra em particular, e a comunidade negra, em nosso Estado e no país.

Ouvimos emocionados e revoltados os relatos do jovem Vinício Romão que ficou 16 dias preso inocentemente por um erro grave no reconhecimento em sede policial.

Ouvimos o relato do Sr, José Menezes , pai do jovem Hércules , que se encontra recluso há 71 dias e afirma que seu filho é inocente e trabalhador , sendo o reconhecimento feito por foto no FACEBOOK  na delegacia.

Ouvimos o relato da jovem Empresaria Nina que foi impedida de adentrar no banco Itaú Personalite  em razão da sua cor negra. Teve seu caso registrado como constrangimento ilegal, apesar da intervenção de membro da CIR/OAB cobrando que o fato fosse registrado como crime racial.

Ouvimos o relato do caso Thayna , que foi discriminada racialmente no Shopping Plaza de Niterói através de funcionário do ponto Frio.

Apesar da ausência de familiares  da Sra, Cláudia Ferreira , a mulher negra , que teve sua dignidade humana negada , arrastada depois de baleada , por cerca de 250 mts , em uma brutalidade policial cujo resultado foi a destruição de uma família negra.

Após três horas debatendo deliberamos que:

1- Expedir nota de repúdio as diversas manifestações de racismo vivenciadas recentemente em nosso estado.

2- Oficiar o Comando Geral da Policia Militar e a chefia da Policia Civil quanto as barbáries que vem sendo cometidas contra a população negra em nosso estado.

3- Diligenciar em sede policial - e ou - judicial o caso Hércules e Douglas.

4- Oficiar a delegacia de policia para prestar informação acerca da  tipificação do caso Nina.

5- Oficiar o banco Itaú Personalite quanto a conduta dos seus prepostos.

6- Participarmos da Audiência Pública na Alerj no dia 31/03 as 17h .
Tema : Racismo e Violência no ERJ.

7- Realizarmos um evento na OAB sobre o Sistema Prisional e o Extermínio da Juventude Negra.

8- Realizarmos ATO de DESAGRAVO as famílias negras Vitimas de Racismo e Violência.

Data : 8 de abril as 18h na OAB.
Tema : Vítimas de Violência Racial no ERJ e no Brasil.

9- Propomos ao movimento social negro e aos lutadores anti racistas realizarmos um grande evento contra o Racismo e a Violência no início do mês de maio no CAIS do VALONGO.

MARCELO DIAS
Presidente da Comissão de Igualdade Racial - CIR/OAB-RJ
EMAIL: mzahradias@yahoo.com.br

21 de Março 

DIA INTERNACIAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL




















Délio Martins - Militante - MNU/RJ/Membro CIR
http://mnurio.blogspot.com.br/2014/03/racismo-e-crime-reaja-violencia-racial.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário